
Qual é a diferença entre um teclado que pode ser limpo e um teclado que pode ser lavado?
Durante o nosso horário de trabalho é fundamental que o nosso espaço de trabalho esteja limpo e seguro. Os teclados antibacterianos, tais como os teclados limpáveis e os laváveis, podem ser usados para reduzir a disseminação de bactérias. Tanto os teclados limpáveis como os laváveis podem ser limpos regularmente, mantendo o espaço livre de bactérias.
Os teclados e os ratos laváveis podem ser lavados na máquina de lavar louça ou com sabão à mão. Estes podem ser colocados na máquina de lavar louça com os cabos enrolados de forma a evitar que fiquem presos nas partes movíveis da máquina e da porta. Recomenda-se lavar os teclados com detergente e no modo de lavagem normal. Lavar ou secar o teclado a temperaturas elevadas poderá danificar o mesmo.
Depois de o teclado estar lavado, este poderá ser suavemente sacudido para retirar o excesso de água, deixando-o secar ao ar livre antes da sua utilização.
Os teclados e ratos limpáveis normalmente possuem um revestimento em silicone, que permitem ser regularmente limpos com um pano antibacteriano ou um spray para matar os germes. Estes são mais indicados para serem utilizados em escritórios pois têm uma classificação de IP inferior aos teclados laváveis, o que significa que não podem ser lavados de forma tão rigorosa.
O que ter em conta na escolha do teclado
Um teclado lavável permite ter um maior grau de resistência à água, pois têm uma classificação IP mais alta, o que significa que não serão danificados se forem lavados com água e sabão ou à máquina de lavar. Já um teclado limpável não pode ser lavado desta forma, mas pode ser higienizado muito mais rapidamente.
Ambos os teclados limpáveis e laváveis podem ser usados em casa e em ambiente de escritório. Os teclados limpáveis podem ser limpos e higienizados de forma rápida e são mais adequados para escritórios. Se trabalhar em casa recomendamos um teclado lavável, pois permite uma limpeza mais profunda de modo a eliminar os restos de comida ou respingos de café no interior do mesmo.
Qual o significado da classificação IP?
Uma classificação IP é um sistema de classificação de dois dígitos aplicado ao invólucro de um objeto mecânico ou elétrico.
- O primeiro dígito, compreendido entre 0-6, indica o grau de proteção contra a entrada de objetos sólidos e outras partículas potencialmente prejudiciais, como pó e poeira.
- O segundo dígito da classificação IP está compreendido entre 0-9, que representa o nível de resistência à entrada de líquidos sujeito a diferentes intensidades, ângulos, profundidadess e pressões.
A classificação “à prova de água”, para a maioria dos casos em geral, são IP65, IP66 e IP67. Para ambientes mais extremos a classificação IP68 é exigida, onde o dispositivo poderá ser submerso durante longos períodos de tempo mantendo a sua funcionalidade intacta.