Um teclado industrial é idêntico a um teclado convencional mas projetado para ser resistente ao ambiente a que será exposto.

Este poderá ser resistente a impactos mecânicos, resistente a líquidos e poeiras, ou até mesmo ser resistente a interferências eletromagnéticas, tudo dependendo da aplicação em questão.

 

Algumas aplicações onde os teclados industriais são utilizados

Na indústria da extração e transformação de Pedra, Areia e Mármore, bem como na indústria da Madeira existe a necessidade de utilizar teclados à prova de pó e poeiras, e como tal, os modelos mais indicados são aqueles que não possuem reentrâncias entre as teclas. Isto porque com o tempo, o pó vai ficando acumulado por debaixo das teclas, até que estas deixem de funcionar. Como a maioria dos teclados convencionais não podem ser lavados, estes tornam-se obsoletos, e nesse momento causa impacto na produtividade da empresa.

Na indústria alimentícia e das bebidas a utilização de teclados sem reentrâncias entre as teclas é imperativo, de modo a que não ocorra paragens na produção devido à entrada de comida ou líquidos nos teclados. Além disso, em algumas situações é conveniente ter teclados que sejam inertes quando em contacto com a comida. Nestes casos os modelos mais utilizados são os teclados em silicone, que são fáceis de lavar.

Em zonas públicas, principalmente em espaços outdoor, torna-se necessário utilizar teclados resistentes a impactos mecânicos proveniente de atos de vandalismo. Nestas situações o mais indicado será a utilização de teclados em aço inoxidável, que também poderão ser resistentes a líquidos e poeiras.

Na indústria médica é imperativo ter teclados que possuem superfícies antibacterianas e que sejam fáceis de desinfetar. Estes costumam ser fabricados em silicone ou em vidro. Em blocos operatórios, onde o nível de risco é maior, torna-se fundamental utilizar teclados com certificação EN 60601-1-2, que assegura o bom funcionamento destes dispositivos mesmo sob influência de interferência eletromagnética.

 

Características adicionais nos teclados industriais

Além do tipo de material que é feito o teclado, também é possível incorporar outras características que poderão ser úteis na utilização de um teclado industrial, tais como:

  • Apontadores: trackball, touchpad ou joystick, ideal para zonas com pouco espaço para manusear o rato;
  • Retroiluminação: para ambientes com pouca luz;
  • Tipo de montagem: frontal, retaguarda, rack ou versão desktop;
  • Tipo de ligação: USB, PS/2, RS-232, etc.
  • Tecnologia: mecânico, membrana, capacitivo, piezoelétrico.