Quando se pretende comprar um equipamento eléctrico ou eletrónico, é necessário tomar em consideração uma série de precauções. O nível de proteção deve também aplicar-se ao equipamento, uma vez que  poderá haver infiltração de líquidos ou elementos sólidos, nomeadamente pó ou poeiras, que poderão prejudicar o pleno funcionamento do dispositivo ou até mesmo danificá-lo.

Nas próximas linhas iremos explicar a definição e as diferentes classificações do grau de protecção (IP).

 

O que significa grau de protecção?

O Índice de Protecção, composto pelas letras IP e, normalmente, por dois números, é um padrão definido pela norma internacional (IEC 60509: 1989) da Comissão Eletrotécnica Internacional (a IEC) . 

Trata-se de um código que classifica os diferentes níveis de resistência, avaliando o estado de eficácia de preservação de equipamentos eléctricos em ambientes internos ou externos, de forma a evitar o contacto com resíduos, pó, humidade, água, vapores, entre outros elementos. Esta informação torna-se relevante no momento de aquisição de um determinado produto, como, por exemplo, se o modelo de telemóvel  é “à prova de água”. Por isso, adquiriu um produto com classificação IP e agora quer saber se funciona plenamente e se é adequado para a sua casa ou empresa. Mas o que significam todas as classificações de IP? Existe realmente uma diferença entre o nível 1 e o nível 8? Em caso afirmativo, qual é a diferença?

 

Como distinguir os códigos consoante as classificações de IP?

Os números que sucedem às letras IP revelam um significado característico.

O primeiro representa o grau de protecção administrado contra objectos sólidos (0-6), sendo que o número 0 significa que não está protegido e o nº 6 indica sem possibilidade de entrada de poeira. Ao passo que o segundo número corresponde o nível de proteção (0-8) que os dispositivos dispõem contra as inúmeras formas de humidade, nomeadamente spray, gotas e imersão. Neste caso, o nº 1 refere proteção contra quedas de gotas de água e o nº 8 está protegido contra submersão.  

Quando se trata de eleger o equipamento em ambientes de produção alimentar, indústrias ou fábricas, a definição do índice de protecção (IP) é muito importante. Ou seja, quanto maior for o nível de protecção, o dispositivo será mais resistente aos líquidos e aos métodos de lavagem utilizados nas linhas de produção. É igualmente importante considerar a possibilidade de utilização de jactos de vapor para desinfecção das linhas de produção e do equipamento. Nestas circunstâncias, a escolha deve recair sobre IP69K devido à sua elevada resistência.

Por outro lado, se tiver um artigo com um grau de protecção IP54, apresenta um nível médio de resistência, uma vez que possui uma protecção contra o pó e projecções de água – não é tão adequado para ambientes exteriores totalmente ao ar livre, mas pode permanecer em locais exteriores cobertos.

Ao contrário de um dispositivo que tenha um grau de protecção IP20 não pode ser instalado no exterior, porque não tem protecção contra a água, correndo assim o risco de danificar os componentes internos instalados neste aparelho. Já a classificação de IP68 indica que um equipamento pode resistir a um elevado nível de imersão líquida sem danificar os seus componentes internos.