
Os aparelhos com ecrãs táteis necessitam de uma limpeza assídua, não só para manter um bom funcionamento, remover manchas, vírus ou bactérias das superfícies, como também proporcionar uma experiência de visualização de conteúdos mais agradável. Neste contexto, é essencial aprender as melhores técnicas de manutenção, de forma a não danificar o monitor do seu dispositivo durante o processo de limpeza.
Siga com atenção estas 6 dicas super úteis e coloque-as em prática quando for limpar o seu equipamento eletrónico com ecrã LCD.
Consulte as instruções de limpeza do fabricante
Em regra geral, os fabricantes costumam fornecer manuais de instrução de cuidados especiais que explicam, em detalhe, os métodos adequados para cuidar do seu dispositivo e mantê-lo sempre limpo. Antes de configurar o seu aparelho, certifique-se de ler atentamente todas as indicações e cumpri-las escrupulosamente.
Desligue os monitores antes de limpar
Em primeiro lugar, antes de iniciar o processo de limpeza, deverá desligar da corrente o monitor, uma vez que ao limpar com pano húmido poderá danificar os pixéis e, por conseguinte, evita também toques acidentais desnecessários, se o ecrã estiver ligado. Além disso, é mais fácil observar o pó e as manchas dos dispositivos touchscreen, quando a tela está desligada e completamente negra.
Evite usar produtos químicos agressivos
Os ecrãs de LCD possuem revestimentos protectores e de anti-reflexo para melhorar a visibilidade. Os equipamentos táteis também possuem, revestimentos oleofóbicos que evitam o aparecimento de impressões digitais no ecrã. Neste sentido, evite comprar produtos de limpeza domésticos, como o limpa-vidros, que contêm álcool e amoníacos que podem danificar seriamente o mecanismo interno e as películas protectoras.
Utilize um spray de ar comprimido e panos de microfibra
O spray de ar comprimido é incrivelmente eficaz para remover partículas de poeira, migalhas, cabelos e quaisquer outros materiais orgânicos que possam ficar presos no ecrã ou alojados entre as teclas do teclado. Isso evita que as partículas arranhem a superfície da tela.
Adicionalmente, os panos de microfibra também são uma excelente opção, visto que normalmente limpam suavemente as partículas presas, além de remover as manchas no ecrã sem danificá-lo.
Aplique água destilada
Se as duas opções referidas anteriormente não funcionarem, a próxima sugestão é limpar com água destilada. Ao contrário da água da torneira, a água destilada não possui minerais, que podem arranhar ou danificar os monitores industriais. Muitos fabricantes não aconselham borrifar a água directamente no ecrã, por razões óbvias. Em vez disso, pulverize uma pequena quantidade de água destilada num pano de microfibra até que esteja húmido e limpe com movimentos circulares e suaves nas manchas presentes no ecrã..
Recorra a produtos de limpeza adequados e deixe secar o ecrã completamente
Alguns fabricantes de monitores também vendem produtos de limpeza apropriados para os ecrãs táteis. Estas são soluções de limpeza leves que removem efetivamente todas as poeiras da tela para manter um bom funcionamento. Após aplicar o produto, deixe secar completamente antes de retomar o uso do aparelho. Caso contrário, manchará o ecrã novamente, caso seja um ecrã sensível ao toque.