
A maioria das pessoas passa muitas horas por semana digitando nos teclados dos seus computadores, mas raramente pensa em limpá-lo.
Até que ponto essa falta de limpeza pode ser prejudicial?
Teclados e bactérias
Uma pesquisa da Swinburne University of Technology, na Austrália, estudou a quantidade e tipo de bactérias presentes nos teclados pessoais, e descobriram que os teclados podem armazenar uma grande quantidade de bactérias e que, quando compartilhados, tendem a ter mais bactérias do que aqueles usados por apenas uma pessoa.
Ainda mais perturbador, uma pesquisa feita por investigadores da Universidade do Arizona descobriu que um teclado de desktop tem cerca de 400 vezes mais bactérias do que uma casa de banho.
Como é que as bactérias se fixam na mesa e no teclado?
A maioria das bactérias encontradas pelos investigadores tendem a viver nas pessoas, geralmente na pele, na boca e nas fossas nasais. Portanto, é provável que a maioria das bactérias provenha das mãos dos seus utilizadores.
Embora muitas dessas bactérias não sejam prejudiciais para as pessoas, a menos que o sistema imunológico esteja fraco por causa de outra doença, é aconselhável ter cuidado, especialmente se partilhar um computador com outras pessoas.
Uma boa precaução consiste em lavar as mãos antes e depois de usar um computador, telemóvel ou outro equipamento partilhado e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. Também não é uma boa ideia comer no computador pois provavelmente serão transmitidas bactérias da boca para o teclado.
O que poderá fazer para manter um computador limpo?
Nem tudo precisa de ser esterilizado para ser seguro. Existem muitas bactérias ao nosso redor que não nos são prejudiciais, no entanto, existem algumas que podem nos deixar doentes, portanto, é uma boa ideia lavar as mãos antes e depois de usar o teclado. Para uma lavagem diária das mãos, água e sabão comum são suficientes para matar as bactérias. O gel para as mãos à base de álcool também pode ser utilizado na desinfeção das mãos, se estas não estiverem sujas ou gordurosas.
Se o teclado e o computador estiverem com sujidade, siga os seguintes passos:
- Desligue o teclado e o computador da corrente.
- Vire o teclado de cabeça para baixo e sacuda-o gentilmente para extrair a sujidade entre as teclas. Poderá utilizar um pequeno pincel ou ar comprimido para facilitar o procedimento de limpeza;
- Humedeça um cotonete com água ou álcool isopropílico e utilize-o para limpar os espaços entre as teclas.. Certifique-se de que o cotonete está húmido, mas não encharcado.
- Humedeça um pano sem fiapos com um detergente não agressivo à sua escolha e passe-o em cima das teclas. Novamente, certifique-se de que o pano esteja apenas húmido, e não encharcado.
- Alguns teclados permitem retirar as teclas para uma limpeza mais profunda, no entanto não é necessário, pois o mais importante é limpar as zonas de maior contacto.
Existem teclados que permitem ser lavados e desinfetados sem a necessidade de retirar o cabo do computador, possuindo um botão que bloqueia as teclas para uma limpeza rápida. Estes teclados, e alguns ratos da mesma gama, podem ser lavados até mesmo debaixo de água sem qualquer problema, fazendo com que a sua limpeza seja feita de forma rápida e eficaz. Estes dispositivos são totalmente à prova de líquidos e de poeira, e são indicados para restaurantes, lojas, balcões públicos, escritórios, e até mesmo para uso diário, pois não há problema se inadvertidamente entornar o seu café em cima.
Para ambientes mais exigentes a nível de higiene, como por exemplo em hospitais, centros de saúde, clínicas dentárias, etc., existem teclados e ratos totalmente herméticos onde impedem a entrada de sujidade e líquidos entre as teclas. Estes dispositivos normalmente possuem um revestimento em silicone para cumprir com essa função.
Finalmente existem os teclados em vidro, com tecnologia capacitiva, cuja superfície é totalmente plana, permitindo desta forma uma limpeza super rápida e eficaz.
Independentemente do tipo de teclado utilizado, lembre-se que lavar as mãos com frequência é sempre a melhor maneira de impedir a propagação de bactérias!