
“Não há um planeta B”, uma expressão que ecoa anos após ano. No entanto, a humanidade finge, olha para o lado e continua a consumir desenfreadamente, sem reflectir nas consequências para o meio ambiente. Mas, como agir ou efectuar a diferença? Estas são dúvidas que se colocam quando se assiste aos telejornais e observa-se um mundo que caminha a passos largos para a extinção. Em termos práticos, tudo começa pelo comportamento, as atitudes, as escolhas, os diálogos entre amigos, colegas e família, tentando sensibilizá-los para apoiarem na conservação do planeta Terra.
Por estes motivos, junte-se a nós e siga atentamente estas dicas imprescindíveis na preservação do ambiente.
- Reduza o consumo de água
A água é um dos bens mais essenciais para a sobrevivência do ser vivo. Existem regras a aplicar em casa, tais como, opte por tomar um duche rápido em vez de banhos de imersão; feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava o cabelo.
- A regra dos 3 R’s: Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar
“Nada se perde, tudo se tranforma”. Talvez já tenha escutado esta frase e, por isso, deverá colocar em prática esta ideia. As caixas de plástico servem para acondicionar outros objectos da cozinha. Já não utiliza uma peça de roupa e está em bom estado? Poderá doar numa instituição de caridade ou oferecer a uma pessoa que necessite. Quanto mais diminuímos o lixo, mais facilmente preservamos o meio ambiente.
- Economize energia
Os aparelhos electrónicos consomem imensa energia. Desta forma, após o carregamento da bateria, deverá retirá-los da tomada e não deixá-los em “stand-by”. Apague as luzes. Tente minimizar o uso de luz artificial e, para tal, deixe entrar a luz natural, do sol, abrindo as persianas e as cortinas. Não se esqueça de apagar as luzes quando sai do local de trabalho ou de uma divisão da casa. Após um tempo verificará que o ambiente e a sua carteira vão agradecer este gesto.
- Use e abuse dos transportes públicos
Durante a semana, utilize os transportes públicos ou a bicicleta como meio de deslocação para o trabalho. Estas alternativas vão melhorar a sua saúde e, por conseguinte, contribuem para a diminuição da emissão de gases poluentes para o ambiente.
- Evite produtos químicos
Ao lavar a roupa e a louça dê preferência por produtos biodegradáveis, que no final se descompõem na natureza.
- Diga não ao plástico
Quando for ao supermercado ou a uma loja não leve sacos de plásticos. Substitua-os por sacos de pano (fabricados de algodão ou de outros materiais sustentáveis). Os sacos de plástico levam 300 anos para se decomporem e, nos oceanos, são uma constante ameaça a inúmeras espécies marinhas.
- Adquira electrodomésticos com etiqueta energética da classe A
A classe A++ ou A+++ possuem um consumo mais sustentável, significando uma maior poupança de energia a longo prazo, mesmo que o preço do seja mais elevado do que outras opções menos eficientes.
Não se esqueça que os pequenos gestos e hábitos diários influenciam o modo como protegemos o ambiente.