Por vezes, na correria do dia a dia, temos a tendência de deixar a manutenção do espaço de trabalho, como algo secundário. Por conseguinte, a falta de organização e de cuidado no local de trabalho são dois grandes fatores que influenciam diretamente na produtividade laboral. No entanto, saiba que nunca é tarde demais para adquirir novos hábitos.
Neste artigo vamos partilhar consigo 5 dicas importantes de como optimizar o seu espaço de trabalho e, em simultâneo, potencializar a sua produtividade.
A relevância de organizar a secretária
A frase popular “menos é mais” deve ser aplicada neste contexto. Comece a praticar o desapego e se não utiliza algo com frequência, deverá ser guardado em prateleiras ou em gavetas. Os inúmeros objectos espalhados pela mesa de trabalho, podem interferir na sua concentração. Assim sendo, é fundamental selecionar o que realmente necessita para desempenhar as suas tarefas. Poderá adoptar por caixas, latas, frascos de vidro, cestos, no intuito de acondicionar os principais utensílios, como por exemplo, lápis, canetas, blocos de notas, agrafadores, entre outros materiais básicos de escritório.
Encontre soluções criativas para a organização dos cabos
Um escritório repleto de cabos eléctricos espalhados por todo o lado, gera uma desorganização visual que poderá dificultar a concentração. Além disso, poderá causar vários acidentes de trabalho ou danos no equipamento. Por isso, tenha especial atenção à forma como os cabos estão dispostos no local de trabalho e imagine soluções criativas, nomeadamente um cable-box um passa-cabos, ou fitas de velcro para a ordenação dos mesmos.
Organize os arquivos e documentos
Passar horas à procura de um determinado documento pode causar um stress desnecessário. Então, comece por elaborar um sistema de arquivo e classifique-os de acordo com a sua relevância.
Sempre que seja possível, digitalize os documentos mais importantes e desfaça-se dos papéis, podendo mais tarde reciclá-los. Desta forma, conseguirá consultar mais facilmente essas informações através do computador.
Invista em bons monitores de computador
Atualmente a maioria das pessoas passa muitas horas à frente do ecrã de um computador ou de um portátil. Por consequência, os pequenos monitores acabam por esforçar a vista, de uma forma rápida. Por essa razão, deve optar por um monitor de excelente qualidade, uma vez que fará toda a diferença no seu trabalho.
Arrume a secretária no final do dia de trabalho
Todos os dias, ao final do dia, deve cumprir uma regra crucial: não sair do local de trabalho, sem limpar e cuidar do espaço de trabalho. Deste modo, utilize 10 minutos do seu tempo para arrumar papéis, documentos e outro tipo de materiais. A preservação de um ambiente limpo, no espaço de trabalho, é um princípio elementar que deve fazer parte da rotina diária de todos os profissionais. Se não tiver este cuidado, a desorganização poderá interferir não só a nível da sua saúde, assim como na execução das suas atividades laborais.
Siga estas 5 dicas com rigor e coloque-as em prática quando estiver a organizar o seu escritório. Recorde-se sempre que um espaço de trabalho limpo e arrumado contribui para a sua produtividade e confere-lhe uma imagem cuidada junto dos seus colegas.