
Um braço de monitor permite muito mais do que uma postura de trabalho confortável. Por ser uma parte integrante na ergonomia de um escritório, um braço de monitor contribui para uma maior produtividade e um melhor bem-estar, que vai além de apenas garantir o conforto físico.
Se não sabe o que é um suporte de monitor, este artigo irá ajudar-lhe a esclarecer algumas dúvidas, nomeadamente como funcionam, qual o tipo de braço de monitor é mais adequado para suas necessidades específicas, etc..
O que é um braço de monitor?
Um braço de monitor é um acessório que é preso nas costas do monitor e fixado na sua mesa, parede ou teto, permitindo facilmente ajustar a inclinação e a altura do monitor de acordo com o estilo de trabalho em questão – em pé, sentado ou uma mistura dos dois, ao longo do dia.
Porquê utilizar um braço de monitor?
Razão número 1: Permite encontrar a postura de trabalho mais confortável e ergonómica.
Em primeiro lugar, elevar o monitor à altura ergonómica ideal é fundamental para encontrar uma postura de trabalho mais confortável. Uma boa postura alivia qualquer tensão muscular existente na parte superior do corpo, que antes era causada pela curvatura da coluna ao visualizar o ecrã. Um braço de monitor também permite ajustar, além da altura, a profundidade e o ângulo de inclinação do monitor de modo a encontrar a melhor configuração possível para o nosso corpo e para uma maior produtividade
Razão número 2: Reduz o cansaço visual do computador.
A fadiga ocular do computador (fadiga ocular digital ou síndrome da visão computacional) é sinónimo de cansaço nos olhos. Sem os devidos cuidados e ajustes ergonômicos, pode resultar em tensão, fadiga, ressecamento e até mesmo visão turva. Os braços de monitor ajudam a reduzir esses problemas, permitindo que posicione a tela do monitor na altura, ângulo e distância certa, para que não tenha que forçar a vista no dia a dia.
Razão número 3: Organizar e otimizar o espaço de trabalho da sua mesa.
Os braços de monitor praticamente não estorvam (porque são fixados na parte de trás da mesa, na parede ou no teto). Ter este espaço de trabalho extra é uma mais-valia para quem gosta de ter uma superfície de trabalho ampla e aberta.
Se decidir adquirir um suporte de monitor, existem alguns modelos que vêm com compartimentos e gavetas para armazenamento adicional. Os modelos de média e alta gama permitem fazer uma gestão de cabos dentro do próprio braço para um aspecto mais clean.
Razão número 4: É o companheiro perfeito para uma mesa ativa.
Um braço de monitor é o companheiro perfeito para uma estação de trabalho ergonómica, movendo-o facilmente para onde pretende, conforme se movimenta de um sítio para outro. Os modelos mais económicos utilizam molas para movimentar o braço, enquanto que os modelos de topo utilizam sistemas hidráulicos. Além disso, certifique-se de que o braço deo monitor escolhido garanta uma boa estabilidade.
Razão número 5: Aumenta sua produtividade.
Os braços de monitores duplos e multi-monitores oferecem total controlo sobre a exibição visual de trabalho, permitindo configurar todas as telas a seu gosto, para a experiência de trabalho mais confortável e natural. Seja lado a lado, um em cima do outro, retrato ou paisagem, ou três monitores alinhados horizontalmente para uma experiência quase panorâmica, estas possibilidades permitem um incrível aumento na produtividade.
Razão número 6: Facilita o trabalho de equipa
Um braço de monitor de computador também permite que o monitor seja deslocado de modo a partilhar o ecrã com colegas de trabalho. Se esse recurso for importante para si, certifique-se de que o modelo escolhido permite uma rotação horizontal de 180° e seja fácil de movimentar de um lado para o outro.
O que precisa de saber ao adquirir um braço ergonómico para monitor
- Qual a dimensão e quanto pesa o meu monitor?
Estes parâmetros são fundamentais na escolha de um braço de monitor, uma vez que nem todos os modelos são compatíveis para os diferentes monitores.
- O meu monitor é compatível com o sistema “VESA”?
O sistema VESA é o termo técnico para descrever a compatibilidade entre a montagem do braço de monitor e a parte traseira do monitor. Um monitor compatível com o sistema VESA possui 4 orifícios de montagem na parte traseira, que permitem fixar o braço de monitor com parafusos normalmente são perfurados diretamente na estrutura do próprio monitor. Estes 4 orifícios estão dispostos de forma quadrada com distâncias, normalmente, de 75, 100 ou 200 mm entre si. Desta forma, deverá verificar qual é a distância da perfuração existente nas costas do seu monitor, para determinar se o sistema VESA do seu monitor é 75×75 mm, 100x100 mm ou outro.
Se o seu monitor não for compatível com o sistema VESA, considere os suportes que envolvem os cantos do monitor ou um adaptador VESA que é preso na parte traseira.
- Quantos monitores pretendo usar?
Esta questão identificará se deve procurar um braço único, duplo ou de vários monitores. Embora possa configurar vários braços de monitor para várias telas, configurar um que acomode todos os seus ecrãs é a melhor maneira de otimizar o espaço na sua mesa.
- Qual o tipo de montagem do braço de monitor certo para mim?
Os tipos de montagem para os braços de monitor mais populares são os de mesa de parede e deou teto. O tipo de montagem a escolher dependerá principalmente de quão permanente é sua estação de trabalho. O resumo abaixo poderá ajudar-lhe nesta decisão:
- Montagem autónoma: Este é o tipo de montagem mais simples, – em que uma base pesada é colocada em cima da mesa e apoia todo o braço.
- Montagem com grampo de mesa: este é um tipo de montagem mais sofisticado, igualmente adequado para uma solução de curto e médio prazo. É também chamado de grampo C ou grampo de borda, que é fixado na borda da sua mesa. Estes suportes costumam ter um sistema de proteção na zona de aperto para evitar riscar a mesa quando fixo na mesma. (meça a espessura da sua mesa para garantir que o grampo é compatível e seja preso.
- Montagem na parede ou no teto: Estes são os tipos de montagem mais permanentes, fixados na parede atrás da mesa ou no teto em cima da mesma. Normalmente é fixada uma calha, na parede ou no teto, onde o suporte de monitor é posteriormente encaixado..
Os braços de monitor permitem obter um nível de produtividade mais alto, um maior conforto e facilita o trabalho em equipa. Por estas razões, investir num braço de monitor é um investimento direto na qualidade de trabalho e de bem-estar. Para descobrir qual o tipo de braço mais indicado para si, basta avaliar o seu espaço de trabalho e a forma como o faz.